SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue4Number and magnitude: discussing the concept of measurement by means of a sixteenth-century mathematical instrumentThe Physics teacher's work in high school: a picture of reality, the will and the need in socioeconomic and methodological áreas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

MORAES, Tatiana Schneider Vieira de  and  CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Investigação científica para o 1º ano do ensino fundamental: uma articulação entre falas e representações gráficas dos alunos. Ciência educ. [online]. 2017, vol.23, n.4, pp.941-961. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320170040009.

Os registros gráficos dos alunos devem ser analisados com base em evidências e representam um dos modos de comunicação em sala de aula. Com enfoque qualitativo e perspectiva de estudo de caso, estruturou-se uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) para os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental (EF). Ao término das aulas, os alunos elaboraram registros gráficos, analisados a partir de um processo de categorização. Esses desenhos, em associação com as falas dos alunos, foram capazes de comunicar as atividades realizadas, tanto no que diz respeito ao ser vivo estudado, como em relação aos materiais utilizados no processo de investigação. As habilidades empregadas pelos alunos em suas representações gráficas são ferramentas necessárias para o envolvimento com a cultura científica. Acredita-se que a elaboração de desenhos, como forma de registro, deve ser fomentada desde os primeiros anos do EF, visando a construção de novos conceitos e o envolvimento crescente com processos de Alfabetização Científica (AC).

Keywords : Ensino de ciências; Investigação científica; Representações gráficas; Ensino fundamental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )