SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue4Scientific inquiry to the first year of elementary school: an articulation between students' speeches and graphical representationsPIBID contributions to the construction of teaching identity of Chemistry teacher author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

PUGLIESE, Renato Marcon. O trabalho do professor de Física no ensino médio: um retrato da realidade, da vontade e da necessidade nos âmbitos socioeconômico e metodológico. Ciência educ. [online]. 2017, vol.23, n.4, pp.963-978. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320170040006.

Partimos da hipótese de que a aprendizagem de física no ensino médio no Brasil está muito aquém da ciência e da tecnologia atuais e de que os professores estão insatisfeitos com sua prática cotidiana, para defendermos a tese de que é preciso romper com a atual estrutura de trabalho do professor se for almejada uma formação científica cidadã, autônoma, crítica e democrática. Estudamos o trabalho docente na lógica do capitalismo contemporâneo e como a física e a pesquisa em ensino de física (PEF) vêm sendo construídas. Aplicamos um questionário a professores de física de nível médio de escolas públicas da cidade de São Paulo e concluímos que a realidade do trabalho lhes impede que preparem melhor suas aulas e que tornem a física viva, como eles têm vontade; mantêm aulas expositivas, ensinando a física clássica de modo tradicional, demonstrando necessidade de mudanças urgentes.

Keywords : Trabalho docente; Ensino de Física; Ensino médio; Formação de professores; Escola pública.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )