SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número4Investigação científica para o 1º ano do ensino fundamental: uma articulação entre falas e representações gráficas dos alunosContribuições do PIBID para a construção da identidade docente do professor de Química índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

PUGLIESE, Renato Marcon. O trabalho do professor de Física no ensino médio: um retrato da realidade, da vontade e da necessidade nos âmbitos socioeconômico e metodológico. Ciência educ. [online]. 2017, vol.23, n.4, pp.963-978. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320170040006.

Partimos da hipótese de que a aprendizagem de física no ensino médio no Brasil está muito aquém da ciência e da tecnologia atuais e de que os professores estão insatisfeitos com sua prática cotidiana, para defendermos a tese de que é preciso romper com a atual estrutura de trabalho do professor se for almejada uma formação científica cidadã, autônoma, crítica e democrática. Estudamos o trabalho docente na lógica do capitalismo contemporâneo e como a física e a pesquisa em ensino de física (PEF) vêm sendo construídas. Aplicamos um questionário a professores de física de nível médio de escolas públicas da cidade de São Paulo e concluímos que a realidade do trabalho lhes impede que preparem melhor suas aulas e que tornem a física viva, como eles têm vontade; mantêm aulas expositivas, ensinando a física clássica de modo tradicional, demonstrando necessidade de mudanças urgentes.

Palavras-chave : Trabalho docente; Ensino de Física; Ensino médio; Formação de professores; Escola pública.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )