SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue4The Physics teacher's work in high school: a picture of reality, the will and the need in socioeconomic and methodological áreasInfluences of the explicit teaching of argumentation on the development of pre-service Chemistry teachers' teaching knowledge author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

OBARA, Cássia Emi; BROIETTI, Fabiele Cristiane Dias  and  PASSOS, Marinez Meneghello. Contribuições do PIBID para a construção da identidade docente do professor de Química. Ciência educ. [online]. 2017, vol.23, n.4, pp.979-994. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320170040003.

Neste artigo trazemos os resultados de uma pesquisa em que foram investigados ex-bolsistas do PIBID, egressos da licenciatura em Química e professores da rede estadual de ensino, com o objetivo de caracterizar a contribuição do Programa para a construção da identidade docente. Os procedimentos da Análise Textual Discursiva permitiram a análise dos dados por meio dos Focos da Aprendizagem Docente e da Matriz 3x3. Entre os resultados conclusivos destacamos que: o Interesse pela Docência e a Identidade Docente estão presentes nas falas de todos os sujeitos, o que evidencia o processo de construção da identidade profissional; aqueles que mais expressaram Reflexão sobre a Docência são os que possuem maior experiência profissional; três sujeitos tiveram as maiores proporções das falas categorizadas na relação social com o saber, enquanto dois, na pessoal; a relação epistêmica, embora em menor porcentagem, mostrou-se precursora para as demais relações e relacionada à atuação no PIBID.

Keywords : PIBID; Ensino de química; Aprendizagem docente; Identidade docente; Matriz 3x3.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )