SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número4O trabalho do professor de Física no ensino médio: um retrato da realidade, da vontade e da necessidade nos âmbitos socioeconômico e metodológicoInfluências de um ensino explícito de argumentação no desenvolvimento dos conhecimentos docentes de licenciandos em Química índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

OBARA, Cássia Emi; BROIETTI, Fabiele Cristiane Dias  e  PASSOS, Marinez Meneghello. Contribuições do PIBID para a construção da identidade docente do professor de Química. Ciência educ. [online]. 2017, vol.23, n.4, pp.979-994. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320170040003.

Neste artigo trazemos os resultados de uma pesquisa em que foram investigados ex-bolsistas do PIBID, egressos da licenciatura em Química e professores da rede estadual de ensino, com o objetivo de caracterizar a contribuição do Programa para a construção da identidade docente. Os procedimentos da Análise Textual Discursiva permitiram a análise dos dados por meio dos Focos da Aprendizagem Docente e da Matriz 3x3. Entre os resultados conclusivos destacamos que: o Interesse pela Docência e a Identidade Docente estão presentes nas falas de todos os sujeitos, o que evidencia o processo de construção da identidade profissional; aqueles que mais expressaram Reflexão sobre a Docência são os que possuem maior experiência profissional; três sujeitos tiveram as maiores proporções das falas categorizadas na relação social com o saber, enquanto dois, na pessoal; a relação epistêmica, embora em menor porcentagem, mostrou-se precursora para as demais relações e relacionada à atuação no PIBID.

Palavras-chave : PIBID; Ensino de química; Aprendizagem docente; Identidade docente; Matriz 3x3.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )