SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue4PIBID contributions to the construction of teaching identity of Chemistry teacherReading and arguing: potential use of popular science texts in middle of Physical education in high school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

IBRAIM, Stefannie de Sá  and  JUSTI, Rosária. Influências de um ensino explícito de argumentação no desenvolvimento dos conhecimentos docentes de licenciandos em Química. Ciência educ. [online]. 2017, vol.23, n.4, pp.995-1015. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320170040005.

Objetiva-se analisar como um contexto de ensino explícito de argumentação influenciou o desenvolvimento dos conhecimentos docentes de professores de Química em formação inicial. A coleta de dados ocorreu em uma turma de um curso de Licenciatura em Química com seis licenciandas, a partir de registro em vídeo das aulas e coleta dos materiais escritos produzidos por elas. A análise dos dados indicou que o ensino explícito contribuiu para o desenvolvimento dos conhecimentos docentes das licenciandas devido às oportunidades de: (i) observar as ações da professora formadora enquanto mediadora de situações argumentativas; (ii) mobilizar os conhecimentos de argumentação em situações simuladas de ensino; (iii) trabalhar com materiais didáticos favoráveis à prática argumentativa; e (iv) discutir sobre os elementos referentes à argumentação. Esse trabalho contribui para a pesquisa na área e para a estruturação de programas de formação de professores em argumentação ao apontar aspectos metodológicos que influenciaram o desenvolvimento dos conhecimentos de argumentação das licenciandas.

Keywords : Ensino explícito de argumentação; Formação inicial de professores; Conhecimentos docentes em argumentação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )