SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número4Contribuições do PIBID para a construção da identidade docente do professor de QuímicaLeitura e argumentação: potencialidades do uso de textos de divulgação científica em aulas de Física do ensino médio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

IBRAIM, Stefannie de Sá  e  JUSTI, Rosária. Influências de um ensino explícito de argumentação no desenvolvimento dos conhecimentos docentes de licenciandos em Química. Ciência educ. [online]. 2017, vol.23, n.4, pp.995-1015. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320170040005.

Objetiva-se analisar como um contexto de ensino explícito de argumentação influenciou o desenvolvimento dos conhecimentos docentes de professores de Química em formação inicial. A coleta de dados ocorreu em uma turma de um curso de Licenciatura em Química com seis licenciandas, a partir de registro em vídeo das aulas e coleta dos materiais escritos produzidos por elas. A análise dos dados indicou que o ensino explícito contribuiu para o desenvolvimento dos conhecimentos docentes das licenciandas devido às oportunidades de: (i) observar as ações da professora formadora enquanto mediadora de situações argumentativas; (ii) mobilizar os conhecimentos de argumentação em situações simuladas de ensino; (iii) trabalhar com materiais didáticos favoráveis à prática argumentativa; e (iv) discutir sobre os elementos referentes à argumentação. Esse trabalho contribui para a pesquisa na área e para a estruturação de programas de formação de professores em argumentação ao apontar aspectos metodológicos que influenciaram o desenvolvimento dos conhecimentos de argumentação das licenciandas.

Palavras-chave : Ensino explícito de argumentação; Formação inicial de professores; Conhecimentos docentes em argumentação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )