SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue4Influences of the explicit teaching of argumentation on the development of pre-service Chemistry teachers' teaching knowledgeA proposal for inclusion of topics from the Brazilian indigenous astronomy for high school Physics classes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

CORREIA, Daniele; DECIAN, Emanoela  and  SAUERWEIN, Inés Prieto Schmidt. Leitura e argumentação: potencialidades do uso de textos de divulgação científica em aulas de Física do ensino médio. Ciência educ. [online]. 2017, vol.23, n.4, pp.1017-1034. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320170040010.

Neste artigo são apresentados os resultados obtidos a partir de uma sequência de atividades didáticas que envolveram o uso de estratégias de leitura e Textos de Divulgação Científica em aulas de Física da 2ª série do Ensino Médio. A sequência de atividades com Textos de Divulgação Científica teve o intuito de investigar os indícios de evolução dos alunos com relação à leitura e à argumentação. Constatou-se que o uso sistemático e recorrente dos Textos de Divulgação Científica nas aulas propiciou o desenvolvimento das habilidades relacionadas às expressões oral e escrita dos alunos. Ainda, percebeu-se que as tarefas propostas nas etapas de pré/durante/pós-leitura, para trabalhar os distintos textos, mostraram-se fundamentais para: promover a articulação entre o texto e o conteúdo de Física; envolver os alunos durante os processos de leitura e discussão do texto; avaliar o que os alunos sabiam antes e o que aprenderam depois de perpassar por cada etapa de leitura.

Keywords : Ensino de física; Ensino médio; Divulgação científica; Leitura; Argumentação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )