SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número4Influências de um ensino explícito de argumentação no desenvolvimento dos conhecimentos docentes de licenciandos em QuímicaUma proposta para a inclusão de tópicos de astronomia indígena brasileira nas aulas de Física do Ensino Médio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

CORREIA, Daniele; DECIAN, Emanoela  e  SAUERWEIN, Inés Prieto Schmidt. Leitura e argumentação: potencialidades do uso de textos de divulgação científica em aulas de Física do ensino médio. Ciência educ. [online]. 2017, vol.23, n.4, pp.1017-1034. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320170040010.

Neste artigo são apresentados os resultados obtidos a partir de uma sequência de atividades didáticas que envolveram o uso de estratégias de leitura e Textos de Divulgação Científica em aulas de Física da 2ª série do Ensino Médio. A sequência de atividades com Textos de Divulgação Científica teve o intuito de investigar os indícios de evolução dos alunos com relação à leitura e à argumentação. Constatou-se que o uso sistemático e recorrente dos Textos de Divulgação Científica nas aulas propiciou o desenvolvimento das habilidades relacionadas às expressões oral e escrita dos alunos. Ainda, percebeu-se que as tarefas propostas nas etapas de pré/durante/pós-leitura, para trabalhar os distintos textos, mostraram-se fundamentais para: promover a articulação entre o texto e o conteúdo de Física; envolver os alunos durante os processos de leitura e discussão do texto; avaliar o que os alunos sabiam antes e o que aprenderam depois de perpassar por cada etapa de leitura.

Palavras-chave : Ensino de física; Ensino médio; Divulgação científica; Leitura; Argumentação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )