SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue4Reading and arguing: potential use of popular science texts in middle of Physical education in high schoolA typology proposal for action research author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

ARAUJO, Diones Charles Costa de; VERDEAUX, Maria de Fátima da Silva  and  CARDOSO, Walmir Thomazi. Uma proposta para a inclusão de tópicos de astronomia indígena brasileira nas aulas de Física do Ensino Médio. Ciência educ. [online]. 2017, vol.23, n.4, pp.1035-1054. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320170040011.

Neste artigo são apresentados os resultados obtidos durante a aplicação de uma experiência didática que inseriu tópicos de Astronomia Indígena Brasileira (AIB) nas aulas de Física do Ensino Médio (EM). O trabalho de pesquisa teve como suporte teórico os conceitos da Etnoastronomia e referências inspiradas na pedagogia dialógica de Paulo Freire com intuito de estudar o Céu noturno com o olhar voltado para diferentes Culturas indígenas. A proposta apresentada foi desenvolvida em uma escola da rede particular de ensino de Taguatinga, Distrito Federal, Brasil, sendo realizada por meio de aulas expositivas e práticas direcionadas aos estudantes do 1º ano do EM. Considerando a falta de materiais publicados e disponíveis sobre o tema, produziu-se um material didático instrucional com a finalidade de contribuir com a prática docente. O texto disponível nesse recurso serviu de apoio reflexivo e as sugestões de atividades, como práticas educacionais, permitiram a efetividade da proposta.

Keywords : Ensino de Astronomia; Etnoastronomia; Astronomia indígena brasileira.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )