SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número4Leitura e argumentação: potencialidades do uso de textos de divulgação científica em aulas de Física do ensino médioUma proposta de tipologia para pesquisas de natureza interventiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

ARAUJO, Diones Charles Costa de; VERDEAUX, Maria de Fátima da Silva  e  CARDOSO, Walmir Thomazi. Uma proposta para a inclusão de tópicos de astronomia indígena brasileira nas aulas de Física do Ensino Médio. Ciência educ. [online]. 2017, vol.23, n.4, pp.1035-1054. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320170040011.

Neste artigo são apresentados os resultados obtidos durante a aplicação de uma experiência didática que inseriu tópicos de Astronomia Indígena Brasileira (AIB) nas aulas de Física do Ensino Médio (EM). O trabalho de pesquisa teve como suporte teórico os conceitos da Etnoastronomia e referências inspiradas na pedagogia dialógica de Paulo Freire com intuito de estudar o Céu noturno com o olhar voltado para diferentes Culturas indígenas. A proposta apresentada foi desenvolvida em uma escola da rede particular de ensino de Taguatinga, Distrito Federal, Brasil, sendo realizada por meio de aulas expositivas e práticas direcionadas aos estudantes do 1º ano do EM. Considerando a falta de materiais publicados e disponíveis sobre o tema, produziu-se um material didático instrucional com a finalidade de contribuir com a prática docente. O texto disponível nesse recurso serviu de apoio reflexivo e as sugestões de atividades, como práticas educacionais, permitiram a efetividade da proposta.

Palavras-chave : Ensino de Astronomia; Etnoastronomia; Astronomia indígena brasileira.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )