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Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

TEIXEIRA, Paulo Marcelo Marini  e  MEGID NETO, Jorge. Uma proposta de tipologia para pesquisas de natureza interventiva. Ciência educ. [online]. 2017, vol.23, n.4, pp.1055-1076. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320170040013.

O artigo é um ensaio teórico, estabelecendo reflexões sobre as Pesquisas de Natureza Interventiva (PNI) e sua aplicação no campo de pesquisa educacional, com especial atenção para aquelas produzidas na área de Educação em Ciências. Evidencia as múltiplas facetas assumidas pelas investigações articuladoras de ação e pesquisa, e, mais que isso, problematiza o uso vago e indiscriminado do termo Pesquisa-Ação. Com base em revisão de literatura, apresenta uma série de características para definição de projetos de pesquisa-ação, separando essa modalidade de outras possibilidades existentes entre as PNI. Adicionalmente, propomos uma matriz exibindo características básicas para definirmos com mais precisão as diferentes modalidades de PNI. A ideia é que a referida matriz ajudará a trajetória de estudantes, jovens pesquisadores e também pesquisadores mais experientes no enquadramento teórico-metodológico de seus projetos de investigação.

Palavras-chave : Pesquisa em educação; Educação em ciências; Métodos de pesquisa; Pesquisa-ação.

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