SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número4Uma proposta de tipologia para pesquisas de natureza interventiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

CARVALHO, Hilano José Rocha de; ZANIN, Maria  e  SHIMBO, Ioshiaqui. Marx como referencial para análise de relações entre ciência, tecnologia e sociedade?: evitando equívocos e ampliando possibilidades na aplicação de conceitos marxianos da teoria do mais-valor no campo CTS. Ciência educ. [online]. 2017, vol.23, n.4, pp.1077-1090. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320170040016.

No capitalismo contemporâneo, em que a aplicação produtiva da ciência, da técnica e da tecnologia assume um papel determinante, faz-se necessário buscar modelos de referência capazes de explicar os processos subjacentes à mesma, bem como os efeitos sociais mais amplos. Neste sentido, este artigo objetiva analisar criticamente o artigo intitulado Marx como referencial para análise de relações entre ciência, tecnologia e sociedade, apontando aspectos, face à sua tentativa de se apropriar dos conceitos marxianos da teoria do mais-valor para a compreensão crítica das relações CTS. A partir de uma confusão conceitual, fundada basicamente numa distinção deficiente entre duração, intensidade e produtividade do trabalho, os conceitos de mais-valor absoluto e relativo divergem das definições marxianas originais. Por isto e por centrar a análise na redução do valor da força de trabalho, a complexidade das relações capitalistas e o desenvolvimento social em função das mudanças científico-tecnológicas são deixados de lado.

Palavras-chave : Ciência-tecnologia-sociedade; CTS; Capitalismo; Marxismo; Teoria do mais-valor.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )