SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1O que significa alfabetização ou letramento para os pesquisadores da educação científica e qual o impacto desses conceitos no ensino de ciências índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

SILVEIRA, José Carlos da; CASSIANI, Suzani  e  LINSINGEN, Irlan Von. Escrita e autoria em texto de iniciação científica no ensino fundamental: uma outra relação com o saber é possível?. Ciência educ. [online]. 2018, vol.24, n.1, pp.9-25. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320180010002.

Este artigo reúne reflexões em torno do trabalho interdisciplinar, articulado em uma prática pedagógica de Iniciação Científica no âmbito do Ensino Fundamental. Ao assumir a escola como espaço de construção de conhecimento, professores e estudantes podem atribuir outros sentidos à instituição escolar, ressignificando aí seus próprios lugares. Reforçado com o advento da internet, o ato de copiar e colar tem contribuído para a formação de sujeitos, no dizer de Freire, mais espectadores do mundo do que recriadores. Assim, compreendemos a tarefa de pesquisar como atividade fundamental na formação do estudante crítico, reflexivo, criativo: sujeito-autor. Ao trabalharmos com referenciais teórico-metodológicos da Análise de Discurso de linha francesa e a perspectiva crítica da educação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), procuramos refletir sobre outra possibilidade de relação entre escola/estudante/professor/saber, que aponte para uma maior identificação da escola com a formação científica emancipatória.

Palavras-chave : Iniciação científica; Ensino fundamental; Interdisciplinaridade; Ciência; tecnologia e sociedade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )