SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1Writing and authorship in scientific initiation text in elementary education: is it possible to have another relationship with knowledge?Explanations in science teaching: reviewing the concept from three basic perspectives author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

CUNHA, Rodrigo Bastos. O que significa alfabetização ou letramento para os pesquisadores da educação científica e qual o impacto desses conceitos no ensino de ciências. Ciência educ. [online]. 2018, vol.24, n.1, pp.27-41. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320180010003.

Este artigo aborda dois grupos distintos de estudos do campo da educação científica e do ensino de ciências que se apropriam de conceitos dos estudos da linguagem e do ensino de línguas, um que trata de alfabetização científica e outro que trata de letramento científico. O principal objetivo é identificar o que há em comum nos estudos desses dois grupos, que noção de alfabetização ou de letramento eles usam, e como esses conceitos influenciam na escolha do que deve ser ensinado na educação científica. Para isso, foram selecionados cinco artigos de cada grupo, publicados em periódicos da área de educação, entre os trabalhos mais influentes, com maior número de citações. Enquanto os que tratam de alfabetização consideram fundamental o ensino de conceitos científicos, os que optam por letramento priorizam, no ensino, a função social das ciências e das tecnologias e o desenvolvimento de atitudes e valores em relação a elas.

Keywords : Alfabetização científica; Letramento científico; Ensino de ciências; Linguagem; Ensino de idiomas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )