SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Escrita e autoria em texto de iniciação científica no ensino fundamental: uma outra relação com o saber é possível?Explicações no ensino de ciências: revisando o conceito a partir de três distinções básicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

CUNHA, Rodrigo Bastos. O que significa alfabetização ou letramento para os pesquisadores da educação científica e qual o impacto desses conceitos no ensino de ciências. Ciência educ. [online]. 2018, vol.24, n.1, pp.27-41. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320180010003.

Este artigo aborda dois grupos distintos de estudos do campo da educação científica e do ensino de ciências que se apropriam de conceitos dos estudos da linguagem e do ensino de línguas, um que trata de alfabetização científica e outro que trata de letramento científico. O principal objetivo é identificar o que há em comum nos estudos desses dois grupos, que noção de alfabetização ou de letramento eles usam, e como esses conceitos influenciam na escolha do que deve ser ensinado na educação científica. Para isso, foram selecionados cinco artigos de cada grupo, publicados em periódicos da área de educação, entre os trabalhos mais influentes, com maior número de citações. Enquanto os que tratam de alfabetização consideram fundamental o ensino de conceitos científicos, os que optam por letramento priorizam, no ensino, a função social das ciências e das tecnologias e o desenvolvimento de atitudes e valores em relação a elas.

Palavras-chave : Alfabetização científica; Letramento científico; Ensino de ciências; Linguagem; Ensino de idiomas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )