SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1O que significa alfabetização ou letramento para os pesquisadores da educação científica e qual o impacto desses conceitos no ensino de ciênciasEmociones que emergen durante el análisis del conocimiento didáctico del contenido sobre el campo eléctrico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

RODRIGUES, Renato Felix  e  PEREIRA, Alexsandro Pereira de. Explicações no ensino de ciências: revisando o conceito a partir de três distinções básicas. Ciência educ. [online]. 2018, vol.24, n.1, pp.43-56. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320180010004.

Explicar é uma das práticas discursivas mais importantes da ciência e do seu ensino. Nas últimas décadas, este tema passou a receber atenção de legislações educacionais, professores e pesquisadores, embora pesquisas sobre o uso de explicações no ensino de ciências destaquem a dificuldade de definir este conceito. Neste trabalho, revisamos o conceito explicação a partir de três distinções básicas: explicações e narrativas; explicações e argumentos; explicações científicas e explicações escolares. Este trabalho busca primeiramente trazer clareza para os conceitos aqui discutidos, enfatizando que explicações, argumentos e narrativas são elementos importantes, porém distintos da comunicação da sala de aula. Limites para a aproximação entre práticas explicativas com argumentos e narrativas são discutidos. O trabalho aponta também a importância do tema para o ensino de ciências e o baixo número de trabalhos dedicados a esta questão entre pesquisadores brasileiros.

Palavras-chave : Ensino de ciências; Explicações; Argumentos; Narrativas; Revisão da literatura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )