SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1The teaching and learning of human anatomy: the assessment of student performance after the use of concept maps as a pedagogical strategyWhat’s written in Brazil’s curriculum proposals about health and neglected diseases?: contributions towards health education in science education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

PROCHAZKA, Luana de Souza  and  FRANZOLIN, Fernanda. A genética humana nos livros didáticos brasileiros e o determinismo genético. Ciência educ. [online]. 2018, vol.24, n.1, pp.111-124. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320180010008.

O tratamento da genética humana no ensino de genética pode ter por objetivo aproximar o assunto da realidade do aluno e ilustrar que os mecanismos gênicos não são exclusivos de outras espécies. Sendo os livros didáticos um dos principais recursos utilizados na escola, esta pesquisa teve por objetivo verificar quais características humanas são mencionadas nos livros didáticos brasileiros e como são abordadas, propiciando ou não ao aluno a compreensão da complexidade da expressão de suas características. Foram analisados livros aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático, quantificando as características humanas citadas e categorizando-as de acordo com o seu modo de tratamento. Os resultados demonstram que as características são menos priorizadas dentro dos livros didáticos; são em sua maioria descritas como monogênicas; e estão pouco relacionadas com informações sobre a influência do ambiente em sua expressão, podendo propiciar uma visão determinista da genética.

Keywords : Determinismo genético; Ensino de biologia; Genética humana; Livro didático; Programa Nacional do Livro Didático.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )