SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1A genética humana nos livros didáticos brasileiros e o determinismo genéticoEducação em saúde: avaliação de intervenção educativa com pacientes diabéticos, baseada na teoria social cognitiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

ASSIS, Sheila Soares de  e  ARAUJO-JORGE, Tania Cremonini. O que dizem as propostas curriculares do Brasil sobre o tema saúde e as doenças negligenciadas?: aportes para a educação em saúde no ensino de ciências. Ciência educ. [online]. 2018, vol.24, n.1, pp.125-140. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320180010009.

As doenças negligenciadas correspondem a um grupo de agravos de relevância nacional e internacional. O tema das doenças negligenciadas precisa transcender o setor da saúde e sua abordagem deve estar presente também no ensino. Além disso, o controle e a prevenção destes agravos, bem como a saúde, necessitam ser compreendidos como um fenômeno multifacetado. Analisamos o tema das doenças negligenciadas nas propostas curriculares dos estados brasileiros destinados à disciplina de Ciências do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Reunimos ao todo 24 propostas curriculares. Os resultados apontaram que somente nove destes currículos abordaram as doenças negligenciadas como conteúdos de relevância e que persiste ainda a ideia de que a saúde é um bem restritamente biológico ou produto de ações prescritivas e ganhos cognitivos.

Palavras-chave : Doenças negligenciadas; Parâmetros curriculares nacionais; Currículo Ensino de ciências; Educação em saúde; Ensino fundamental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )