SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1What’s written in Brazil’s curriculum proposals about health and neglected diseases?: contributions towards health education in science educationPossible philosophical and pedagogical influences between critical environmental education and historical-critical pedagogy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

LIMA, Cláudia Ribeiro de; MENEZES, Ida Helena Carvalho Francescantonio  and  PEIXOTO, Maria do Rosário Gondim. Educação em saúde: avaliação de intervenção educativa com pacientes diabéticos, baseada na teoria social cognitiva. Ciência educ. [online]. 2018, vol.24, n.1, pp.141-156. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320180010010.

O objetivo do estudo foi analisar os efeitos de uma intervenção educativa sobre o conhecimento e parâmetros bioquímicos e antropométricos de pacientes diabéticos, cadastrados em uma unidade de Estratégia Saúde da Família de Israelândia, GO. Realizou-se um ensaio clínico randomizado com 83 pacientes cadastrados em 2015. Eles foram alocados nos grupos intervenção (GI; n=38) e controle (GC; n=38). O GI participou de uma intervenção educativa, tendo como base a Teoria Social Cognitiva; o GC participou de atividades desenvolvidas na unidade. Os resultados obtidos por um questionário estruturado apontaram para uma melhora do conhecimento para GI (p<0,001). Em relação aos parâmetros bioquímicos e antropométricos, GI apresentou uma diminuição da HbA1c (p<0,001), glicemia capilar (p<0,001), IMC (p<0,001) e circunferência da cintura (p<0,001); o inverso ocorreu com GC. Diversos aspectos foram melhorados através de intervenções educativas que consideraram a importância do construto psicológico da autoeficácia para empoderamento do conhecimento e controle do diabetes mellitus.

Keywords : Educação em saúde; Diabetes mellitus; Teoria social cognitiva.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )