SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1Health education: educational intervention assessment with diabetic patients based on social cognitive theoryErrors and difficulties of high school students' learning in the interpretation of the chemical reaction as a complex system author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

PENELUC, Magno da Conceição; PINHEIRO, Bárbara Carine Soares  and  MORADILLO, Edilson Fortuna de. Possíveis confluências filosóficas e pedagógicas entre a educação ambiental crítica e a pedagogia histórico-crítica. Ciência educ. [online]. 2018, vol.24, n.1, pp.157-173. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320180010011.

O presente artigo propõe um debate sobre as relações filosóficas - ontológicas e epistemológicas - e político-pedagógicas entre a Educação Ambiental, em sua vertente crítico-marxiana, e a Pedagogia histórico-crítica. Postula-se que, ao se embasar no materialismo histórico-dialético, a Educação Ambiental constitui-se em um aparato teórico e metodológico valoroso, especialmente por potencialmente desenvolver um ato pedagógico emancipador, transformador e crítico, além de apresentar relevante potencial heurístico no desvelamento dos aspectos ideológicos e político-ecológicos da crise socioambiental. A educação ambiental crítica alinhada à Pedagogia histórico-crítica poderia, portanto, desenvolver uma práxis desveladora de conflitos socioambientais, no contexto do ensino e da aprendizagem escolar. Busca-se argumentar sobre a relevância da Pedagogia histórico-crítica na proposição de uma práxis de ensino que utilize a mediação didática como via de ajuste de conhecimentos científicos à realidade da sala de aula e à realidade sociocultural do estudante, em especial no tocante à relação sociedade e ambiente.

Keywords : Educação ambiental; Materialismo histórico-dialético; Pedagogia histórico-crítica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )