SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Educação em saúde: avaliação de intervenção educativa com pacientes diabéticos, baseada na teoria social cognitivaErros e dificuldades de aprendizagem de estudantes do ensino médio na interpretação da reação química como um sistema complexo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

PENELUC, Magno da Conceição; PINHEIRO, Bárbara Carine Soares  e  MORADILLO, Edilson Fortuna de. Possíveis confluências filosóficas e pedagógicas entre a educação ambiental crítica e a pedagogia histórico-crítica. Ciência educ. [online]. 2018, vol.24, n.1, pp.157-173. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320180010011.

O presente artigo propõe um debate sobre as relações filosóficas - ontológicas e epistemológicas - e político-pedagógicas entre a Educação Ambiental, em sua vertente crítico-marxiana, e a Pedagogia histórico-crítica. Postula-se que, ao se embasar no materialismo histórico-dialético, a Educação Ambiental constitui-se em um aparato teórico e metodológico valoroso, especialmente por potencialmente desenvolver um ato pedagógico emancipador, transformador e crítico, além de apresentar relevante potencial heurístico no desvelamento dos aspectos ideológicos e político-ecológicos da crise socioambiental. A educação ambiental crítica alinhada à Pedagogia histórico-crítica poderia, portanto, desenvolver uma práxis desveladora de conflitos socioambientais, no contexto do ensino e da aprendizagem escolar. Busca-se argumentar sobre a relevância da Pedagogia histórico-crítica na proposição de uma práxis de ensino que utilize a mediação didática como via de ajuste de conhecimentos científicos à realidade da sala de aula e à realidade sociocultural do estudante, em especial no tocante à relação sociedade e ambiente.

Palavras-chave : Educação ambiental; Materialismo histórico-dialético; Pedagogia histórico-crítica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )