SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Erros e dificuldades de aprendizagem de estudantes do ensino médio na interpretação da reação química como um sistema complexoJohn Dewey e os embates sobre a psicologia do número índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

REIS JUNIOR, Dante F. Costa; SILVA, Barbara Mayanne  y  FIGUEREIDO, Evelyn L. Dias. "Natureza da ciência geográfica": diagnóstico e possibilidades de inserção de epistemologia no ensino escolar e na formação de professores de geografia. Ciência educ. [online]. 2018, vol.24, n.1, pp.191-208. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320180010013.

Ausente das discussões sobre ensino de ciência, a Geografia continua transmitindo ao grande público a imagem desabonadora de disciplina meramente descritiva e catalográfica. No entanto, dada a natureza de seu objeto (a interface complexa de fenômenos naturais e dinâmicas socioeconômicas), ela possui notável potencial para uma leitura do tipo epistemológica - fato que, normalmente, deveria oportunizar modalidades de ensino mais instigantes e elucidativas. Apresentamos um diagnóstico geral sobre o conteúdo veiculado em textos correntes sobre (e para) o ensino da Geografia, ressaltando a ainda discreta incorporação de temas associados à filosofia e à história da ciência.

Palabras clave : Ensino de "NdC"; Epistemologia da geografia; Ensino de geografia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )