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Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

BOMFIM, Alexandre Maia do; VIEIRA, Valéria  e  DECCACHE-MAIA, Eline. A crítica da crítica dos mestrados profissionais: uma reflexão sobre quais seriam as contradições mais relevantes. Ciência educ. [online]. 2018, vol.24, n.1, pp.245-262. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320180010016.

A proposta deste artigo é fazer uma crítica da crítica dos apontamentos realizados aos cursos de Mestrados Profissionais, partindo especialmente de um artigo intitulado "O protagonismo controverso dos mestrados profissionais em Ensino de Ciências", das pesquisadoras Rezende e Ostermann. Pretende-se prosseguir por um dos caminhos, deixados pelas autoras, o do diálogo. Não obstante, numa contra-argumentação de que o problema dos Mestrados Profissionais não está nos lugares que propuseram em seu artigo, mas em outros. Será necessário primeiramente apontar no estudo das autoras quais seriam as contradições da argumentação, para, por meio de uma pesquisa descritiva, ensaiar quais seriam os desafios mais centrais por que, segundo nossa avaliação, realmente passariam os Mestrados Profissionais.

Palavras-chave : Mestrado profissional; Ensino de ciências; Educação básica; Formação de professores.

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