SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2Research activities of teaching: mediation between teaching, learning and teaching training in SciencesThe training of science teachers within a perspective of Education in Human Rights: an action research project author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

SILVA, Erivanildo Lopes  and  WARTHA, Edson José. Estabelecendo relações entre as dimensões pedagógica e epistemológica no Ensino de Ciências. Ciência educ. [online]. 2018, vol.24, n.2, pp.337-354. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320180020006.

Neste estudo discutiremos aspectos epistemológicos e pedagógicos fulcrais e subjacentes ao delineamento de Sequências de Ensino e Aprendizagem no âmbito do ensino de Ciências, sobretudo destacando a abordagem desses materiais na escola secundária. Tal delineamento está embasado em um modelo didático que considera elementos das relações conceito-contexto, na dimensão epistêmica, estudante-professor, na dimensão pedagógica. Embasados nesse modelo, defendemos que essa estrutura pode ser útil tanto para pesquisadores (escolhas e hipóteses mais explícitas) e professores (organização mais dialógica no processo de ensino e aprendizagem) no que tange a pesquisa e o ensino de Ciências.

Keywords : Ensino de ciências; Contexto e conceito; Sequências de ensino e aprendizagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )