SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Atividades investigativas de ensino: mediação entre ensino, aprendizagem e formação docente em CiênciasA formação de professores de ciências a partir de uma perspectiva de Educação em Direitos Humanos: uma pesquisa-ação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

SILVA, Erivanildo Lopes  y  WARTHA, Edson José. Estabelecendo relações entre as dimensões pedagógica e epistemológica no Ensino de Ciências. Ciência educ. [online]. 2018, vol.24, n.2, pp.337-354. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320180020006.

Neste estudo discutiremos aspectos epistemológicos e pedagógicos fulcrais e subjacentes ao delineamento de Sequências de Ensino e Aprendizagem no âmbito do ensino de Ciências, sobretudo destacando a abordagem desses materiais na escola secundária. Tal delineamento está embasado em um modelo didático que considera elementos das relações conceito-contexto, na dimensão epistêmica, estudante-professor, na dimensão pedagógica. Embasados nesse modelo, defendemos que essa estrutura pode ser útil tanto para pesquisadores (escolhas e hipóteses mais explícitas) e professores (organização mais dialógica no processo de ensino e aprendizagem) no que tange a pesquisa e o ensino de Ciências.

Palabras clave : Ensino de ciências; Contexto e conceito; Sequências de ensino e aprendizagem.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )