SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Estabelecendo relações entre as dimensões pedagógica e epistemológica no Ensino de CiênciasCiência e teatro: um estudo sobre as artes cênicas como estratégia de educação e divulgação da ciência em museus índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

OLIVEIRA, Roberto Dalmo Varallo Lima de  y  QUEIROZ, Gloria Regina Pessôa Campello. A formação de professores de ciências a partir de uma perspectiva de Educação em Direitos Humanos: uma pesquisa-ação. Ciência educ. [online]. 2018, vol.24, n.2, pp.355-373. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320180020007.

O presente artigo defende que a elaboração de uma disciplina, estruturada a partir de uma perspectiva de Educação em Direitos Humanos (EDH) e presente na formação inicial de professores de Ciências, poderia favorecer a reflexão dos licenciandos sobre seu papel como Agentes Socioculturais e Políticos. Este trabalho é caracterizado como pesquisa-ação e possuiu como objetivo prático a elaboração de uma disciplina que possibilitasse, durante a formação inicial do professor de Ciências, uma abordagem baseada na perspectiva de EDH. O projeto foi implementado em uma Universidade Pública da região Norte do país e possibilitou, durante as reflexões sobre a formação dos professores, identificar aspectos que favoreceram e dificultaram tal processo. Destaca-se que a ação formativa foi entremeada por valores provenientes das diversas relações sociais e gerou posturas como: silenciamentos, resistências, transformações e princípios de coformação, e existência de fragmentação na formação dos valores sociais dos participantes.

Palabras clave : Pesquisa-ação; Ensino de ciências; Educação em direitos humanos; Formação de professores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )