SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2The training of science teachers within a perspective of Education in Human Rights: an action research projectParticipative management and social-environmental sustainability: a study in public schools of Sobral-CE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

ALMEIDA, Carla da Silva et al. Ciência e teatro: um estudo sobre as artes cênicas como estratégia de educação e divulgação da ciência em museus. Ciência educ. [online]. 2018, vol.24, n.2, pp.375-393. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320180020008.

O teatro tem sido usado como estratégia de educação e divulgação da ciência em museus. Neste artigo, analisamos duas atividades teatrais oferecidas pelo Museu Ciência e Vida, de Duque de Caxias (RJ). Com base em entrevistas e questionários, verificamos que os visitantes consultados têm familiaridade com o teatro, embora sejam frequentadores esporádicos desses espaços. Aqueles com menos acesso a programas culturais, envolvimento prévio com as temáticas abordadas e cujos filhos se engajaram na atividade tenderam a uma recepção positiva da mesma. Quando a atividade não atraía a criança ou a expectativa em relação a ela era diferente da vivenciada, a tendência foi de insatisfação. Independentemente das opiniões colhidas, vimos que as atividades despertaram no público reações que seriam dificilmente provocadas por atividades tradicionais do museu. Por este e outros motivos, defendemos a interação entre ciência e teatro como uma estratégia instigante e diferenciada de educação e divulgação da ciência.

Keywords : Ciência e teatro; Museu de ciência; Divulgação científica; Educação científica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )