SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2A formação de professores de ciências a partir de uma perspectiva de Educação em Direitos Humanos: uma pesquisa-açãoGestão participativa e sustentabilidade socioambiental: um estudo em escolas da rede pública de Sobral-CE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

ALMEIDA, Carla da Silva et al. Ciência e teatro: um estudo sobre as artes cênicas como estratégia de educação e divulgação da ciência em museus. Ciência educ. [online]. 2018, vol.24, n.2, pp.375-393. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320180020008.

O teatro tem sido usado como estratégia de educação e divulgação da ciência em museus. Neste artigo, analisamos duas atividades teatrais oferecidas pelo Museu Ciência e Vida, de Duque de Caxias (RJ). Com base em entrevistas e questionários, verificamos que os visitantes consultados têm familiaridade com o teatro, embora sejam frequentadores esporádicos desses espaços. Aqueles com menos acesso a programas culturais, envolvimento prévio com as temáticas abordadas e cujos filhos se engajaram na atividade tenderam a uma recepção positiva da mesma. Quando a atividade não atraía a criança ou a expectativa em relação a ela era diferente da vivenciada, a tendência foi de insatisfação. Independentemente das opiniões colhidas, vimos que as atividades despertaram no público reações que seriam dificilmente provocadas por atividades tradicionais do museu. Por este e outros motivos, defendemos a interação entre ciência e teatro como uma estratégia instigante e diferenciada de educação e divulgação da ciência.

Palabras clave : Ciência e teatro; Museu de ciência; Divulgação científica; Educação científica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )