SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2Science and theater: a study of the performing Arts as a strategy for Science communication in museumsThe initial formation of teachers and the Physics textbook: advances and setbacks author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

BRITO, Renato de Oliveira; CUNHA, Célio da  and  SIVERES, Luiz. Gestão participativa e sustentabilidade socioambiental: um estudo em escolas da rede pública de Sobral-CE. Ciência educ. [online]. 2018, vol.24, n.2, pp.395-410. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320180020009.

Este estudo analisa os indicadores de influência da gestão participativa no desenvolvimento de projetos escolares, contemplados pelo Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) - Escolas Sustentáveis, que visaram a promoção de uma educação socioambiental. Os dados foram gerados mediante entrevistas semiestruturadas realizadas com diretores, professores, coordenadores e alunos em quatro escolas contempladas pelo programa. A partir de um universo de 15 participantes, os resultados confirmaram a premissa de que a gestão participativa, acrescida do apoio financeiro institucional aos projetos da escola, enriqueceu tanto o ambiente escolar como o ambiente social no que concerne à questão da conservação e da preservação do meio ambiente, com objetivo de possibilitar uma qualidade de vida melhor para a geração presente e futura. Baseou-se a identificação dos sentidos que os participantes atribuem às suas ações e conquistas em ambientes escolares que permitissem ampla participação e diálogo. Assim, culminou a criação do que se chamou aqui de indicadores de sustentabilidade socioambiental em escolas de gestão participativa.

Keywords : Recursos financeiros; Gestão participativa; Sustentabilidade socioambiental; Escolas públicas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )