SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2Participative management and social-environmental sustainability: a study in public schools of Sobral-CECollaborative Interactions and the role of the student in the polyteaching author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

LEITE, Álvaro Emílio  and  GARCIA, Nilson Marcos Dias. A formação inicial de professores e o livro didático de Física: passos e descompassos. Ciência educ. [online]. 2018, vol.24, n.2, pp.411-430. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320180020010.

Esta pesquisa analisa aspectos da formação inicial de alunos de cursos de Licenciatura em Física relacionados à sua preparação para o uso do livro didático do Ensino Médio. Inicialmente, é apresentada uma revisão teórica sobre os modelos de professores racional técnico, prático reflexivo e intelectual transformador, articulada às funções do livro didático discutidas na literatura. A pesquisa empírica se materializou pela aplicação de questionário on-line composto por questões abertas e fechadas, junto a coordenadores e professores que atuam em cursos de Licenciatura em Física nas instituições públicas e privadas de ensino superior do Sul do Brasil. Para analisar as respostas foi realizada uma análise de conteúdo. Dentre os resultados obtidos, evidenciou-se a percepção de que as políticas destinadas ao livro didático têm-se mostrado subutilizadas frente à formação que os professores recebem na graduação, alertando para a necessidade de aperfeiçoamento dos processos de sua formação e melhoria nas suas condições de trabalho.

Keywords : Ensino de física; Livro didático; Formação de professores; Ensino médio; Programa Nacional do Livro Didático.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )