SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Gestão participativa e sustentabilidade socioambiental: um estudo em escolas da rede pública de Sobral-CEInterações colaborativas e o papel do aluno na polidocência índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

LEITE, Álvaro Emílio  y  GARCIA, Nilson Marcos Dias. A formação inicial de professores e o livro didático de Física: passos e descompassos. Ciência educ. [online]. 2018, vol.24, n.2, pp.411-430. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320180020010.

Esta pesquisa analisa aspectos da formação inicial de alunos de cursos de Licenciatura em Física relacionados à sua preparação para o uso do livro didático do Ensino Médio. Inicialmente, é apresentada uma revisão teórica sobre os modelos de professores racional técnico, prático reflexivo e intelectual transformador, articulada às funções do livro didático discutidas na literatura. A pesquisa empírica se materializou pela aplicação de questionário on-line composto por questões abertas e fechadas, junto a coordenadores e professores que atuam em cursos de Licenciatura em Física nas instituições públicas e privadas de ensino superior do Sul do Brasil. Para analisar as respostas foi realizada uma análise de conteúdo. Dentre os resultados obtidos, evidenciou-se a percepção de que as políticas destinadas ao livro didático têm-se mostrado subutilizadas frente à formação que os professores recebem na graduação, alertando para a necessidade de aperfeiçoamento dos processos de sua formação e melhoria nas suas condições de trabalho.

Palabras clave : Ensino de física; Livro didático; Formação de professores; Ensino médio; Programa Nacional do Livro Didático.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )