SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2A formação inicial de professores e o livro didático de Física: passos e descompassosDiagramas de energia de orbitais em livros didáticos de Química Geral: uma análise sob o viés da semiótica Peirceana índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

ALMEIDA, Helber Rangel Formiga Leite de  y  BORBA, Marcelo de Carvalho. Interações colaborativas e o papel do aluno na polidocência. Ciência educ. [online]. 2018, vol.24, n.2, pp.431-448. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320180020011.

Neste artigo é discutido um possível papel que os alunos podem desempenhar no ensino de cursos a distância. Mais especificamente, discute-se como o aluno, a partir do contato com as Tecnologias Digitais, pode ser considerado como membro da polidocência na Educação a Distância. Para isso, foi realizada uma investigação qualitativa em três turmas de Cálculo I de cursos de Licenciatura em Matemática vinculados à Universidade Aberta do Brasil. Como procedimentos metodológicos foram realizadas entrevistas com alunos, tutores e professores dessas turmas e a observação nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Destaca-se que, para a figura do aluno polidocente emergir em cursos a distância, há a necessidade do incentivo ao diálogo entre os participantes dos cursos, na busca por uma relação horizontal.

Palabras clave : Educação a distância; Licenciatura em matemática; Relações dialógicas; Tecnologia digital; Universidade Aberta do Brasil.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )