SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Interações colaborativas e o papel do aluno na polidocênciaCaracterizando os itens de química do novo ENEM na perspectiva da alfabetização científica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

ROZENTALSKI, Evandro  y  PORTO, Paulo Alves. Diagramas de energia de orbitais em livros didáticos de Química Geral: uma análise sob o viés da semiótica Peirceana. Ciência educ. [online]. 2018, vol.24, n.2, pp.449-466. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320180020012.

Neste artigo foi analisado o emprego de diagramas de energia de orbitais em livros didáticos de Química Geral, utilizados no ensino universitário brasileiro ao longo do século XX. Para isso, 16 livros publicados entre 1950 e 2001 foram selecionados, e a semiótica peirceana foi utilizada como referencial de análise para o entendimento sobre diagramas. A análise revelou que o uso de diagramas de energia de orbitais ocorre em diferentes contextos de aplicação e com diferentes objetivos. Do ponto de vista da semiótica, os significados dos signos que compõem os diagramas, e as regras que orientam sua construção e operação, são previamente convencionados, fornecendo, assim, bases mínimas a respeito de como interpretá-los. Todavia, aspectos mais sutis se afastam dessa base mínima e podem acarretar interpretações não pretendidas por seus autores. Tais concepções alternativas podem ser superadas através de compreensões mais elaboradas sobre a natureza e o papel das representações no ensino, fundamentadas na semiótica Peirceana.

Palabras clave : Ensino superior; Livro didático; Semiótica; Diagrama; Orbital.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )