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Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

ROZENTALSKI, Evandro  e  PORTO, Paulo Alves. Diagramas de energia de orbitais em livros didáticos de Química Geral: uma análise sob o viés da semiótica Peirceana. Ciência educ. [online]. 2018, vol.24, n.2, pp.449-466. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320180020012.

Neste artigo foi analisado o emprego de diagramas de energia de orbitais em livros didáticos de Química Geral, utilizados no ensino universitário brasileiro ao longo do século XX. Para isso, 16 livros publicados entre 1950 e 2001 foram selecionados, e a semiótica peirceana foi utilizada como referencial de análise para o entendimento sobre diagramas. A análise revelou que o uso de diagramas de energia de orbitais ocorre em diferentes contextos de aplicação e com diferentes objetivos. Do ponto de vista da semiótica, os significados dos signos que compõem os diagramas, e as regras que orientam sua construção e operação, são previamente convencionados, fornecendo, assim, bases mínimas a respeito de como interpretá-los. Todavia, aspectos mais sutis se afastam dessa base mínima e podem acarretar interpretações não pretendidas por seus autores. Tais concepções alternativas podem ser superadas através de compreensões mais elaboradas sobre a natureza e o papel das representações no ensino, fundamentadas na semiótica Peirceana.

Palavras-chave : Ensino superior; Livro didático; Semiótica; Diagrama; Orbital.

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