SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2A study on the teacher interventions in contexts of investigative activities within the Mathematics classes of Higher Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

CORREA, Nancy Nazareth Gatzke; PASSOS, Marinez Meneghello  and  ARRUDA, Sergio de Mello. Metacognição e as relações com o saber. Ciência educ. [online]. 2018, vol.24, n.2, pp.517-534. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320180020016.

Neste artigo trazemos os resultados de uma investigação que analisou os processos metacognitivos de estudantes de Física do Ensino Médio por meio das relações com o saber. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e, posteriormente, submetidos aos procedimentos da Análise Textual Discursiva. As percepções dos estudantes sobre seu processo da aprendizagem foram analisadas com base em três novas categorias metacognitivas, denominadas de epistêmicas, pessoais e sociais. Com isso foi possível afirmar que o saber, o sentir e o valorar estão relacionados ao processo metacognitivo e que o planejamento das ações voltadas para a aprendizagem, seu monitoramento e avaliação, é realimentado pelas emoções e reflexões dos estudantes, as quais emergem do contato com o outro e com o mundo.

Keywords : Ensino de física; Ensino médio; Aprendizagem; Metacognição.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )