SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Um estudo sobre as intervenções docentes em contextos de atividades investigativas no âmbito de aulas de Matemática do Ensino Superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

CORREA, Nancy Nazareth Gatzke; PASSOS, Marinez Meneghello  y  ARRUDA, Sergio de Mello. Metacognição e as relações com o saber. Ciência educ. [online]. 2018, vol.24, n.2, pp.517-534. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320180020016.

Neste artigo trazemos os resultados de uma investigação que analisou os processos metacognitivos de estudantes de Física do Ensino Médio por meio das relações com o saber. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e, posteriormente, submetidos aos procedimentos da Análise Textual Discursiva. As percepções dos estudantes sobre seu processo da aprendizagem foram analisadas com base em três novas categorias metacognitivas, denominadas de epistêmicas, pessoais e sociais. Com isso foi possível afirmar que o saber, o sentir e o valorar estão relacionados ao processo metacognitivo e que o planejamento das ações voltadas para a aprendizagem, seu monitoramento e avaliação, é realimentado pelas emoções e reflexões dos estudantes, as quais emergem do contato com o outro e com o mundo.

Palabras clave : Ensino de física; Ensino médio; Aprendizagem; Metacognição.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )