SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue3The Brave new world novel in the interdisciplinary teaching: source of reflections on socioscientific issues author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

WATANABE, Giselle  and  RODRIGUEZ-MARIN, Fátima. Aspectos da complexidade nas questões socioambientais: as abordagens no Brasil e na Espanha. Ciência educ. [online]. 2018, vol.24, n.3, pp.543-562. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320180030002.

As questões socioambientais promovem discussões abertas e complexas, podendo aproximar estudantes de suas realidades, o que, por sua vez, traz distintos significados para a aprendizagem escolar. Considerando essas potencialidades, este artigo traz um panorama da perspectiva da complexidade nas produções socioambientais em ensino no Brasil e na Espanha. Metodologicamente, apresentam-se os níveis de ensino nos dois países e alguns documentos que orientam a Educação Ambiental para, em seguida, investigar de que forma os trabalhos acadêmicos publicados em revistas reconhecidas do ensino vêm abordando a perspectiva da complexidade na temática socioambiental. Dos resultados, identifica-se uma gama considerável de produções com potencial para abordar a complexidade, seja em uma perspectiva com (i) aproximações pontuais; (ii) potencial: em transição; ou, (iii) alto potencial: consolidada. Particularmente, as produções em (iii) estão mais próximas da perspectiva da complexidade enquanto elemento organizador da Dimensão Educacional, da Dimensão Ensino-Aprendizagem e da Dimensão Epistemológica.

Keywords : Educação ambiental; Processo social; Complexidade; Espanha; Brasil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )