SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3Aspectos da complexidade nas questões socioambientais: as abordagens no Brasil e na EspanhaFormação de professores em educação ambiental crítica centrada na investigação-ação e na parceria colaborativa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

GOES, Andréa Carla de Souza et al. A obra Admirável mundo novo no ensino interdisciplinar: fonte de reflexões sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade. Ciência educ. [online]. 2018, vol.24, n.3, pp.563-580. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320180030003.

Discutimos o impacto da utilização da ficção científica, associada ao enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), no desenvolvimento crítico dos alunos e o consequente despertar para o exercício da cidadania. Para tal, aplicamos uma sequência didática para alunos do ensino Médio, baseada na obra Admirável mundo novo, em uma perspectiva Freireana. A atividade é fundamentada na discussão, a partir de material de apoio preparado para os temas CTS destacados da obra: consumismo, uso de drogas, manipulação genética e exclusão social. A intervenção foi avaliada por meio de questionário. Verificamos o desenvolvimento do senso crítico dos alunos através das relações das temáticas CTS da sociedade contemporânea com a sociedade criada por Aldous Huxley em 1932. Os alunos perceberam a atividade como interdisciplinar, relacionando os temas abordados com várias disciplinas, e valorizaram a prática pedagógica alternativa. Os estudantes também reconheceram que as temáticas expostas e debatidas relacionam-se não só à vida em sociedade como à condição existencial humana.

Palabras clave : Ciência; tecnologia e sociedade; Interdisciplinaridade; Educação e literatura; Ficção científica; Cidadania.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )