SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue3The Brave new world novel in the interdisciplinary teaching: source of reflections on socioscientific issuesPublic policies for an Environmental Education and mediation processes in elementary schools author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

MARTINS, José Pedro de Azevedo  and  SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Formação de professores em educação ambiental crítica centrada na investigação-ação e na parceria colaborativa. Ciência educ. [online]. 2018, vol.24, n.3, pp.581-598. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320180030004.

Este trabalho analisa um programa de formação continuada de professores em educação ambiental crítica, centrado na Investigação-Ação em Parceria Colaborativa, com foco em mudanças na prática docente proporcionadas pela abordagem teórico-metodológica adotada. Para isso, foi constituído um grupo de pesquisa composto por 15 professores da escola básica, três professores universitários e quatro licenciandos. As reuniões do grupo ocorriam, quinzenalmente, durante um ano, em que foram desenvolvidos três tipos de atividades: Oficinas de Formação e Diagnósticos, Ação Escolar de Ensino e Pesquisa e Oficinas de Socialização de Experiências. Os resultados mostram que pela socialização das experiências de ensino, os professores foram, paulatinamente, modificando suas práticas docentes, inicialmente pontuais e compartimentalizadas; no decorrer do trabalho, tais práticas foram alteradas com a inclusão de temáticas socioambientais abordadas de forma crítica, contextualizada, permanente, contínua e participativa.

Keywords : Formação continuada de professores; Educação ambiental crítica; Investigação-ação; Parceria colaborativa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )