SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue3Teacher training in critical Environmental Education centered in research-action and collaborative partnershipContinuity and discontinuity in using information and communication technology by Health Science professors author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

ARNALDO, Maria Aparecida  and  SANTANA, Luiz Carlos. Políticas públicas de educação ambiental e processos de mediação em escolas de Ensino Fundamental. Ciência educ. [online]. 2018, vol.24, n.3, pp.599-619. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320180030005.

Este artigo analisa a escola como espaço de mediação das políticas públicas de educação ambiental e os processos pelos quais essa mediação ocorre. A partir de questionários, foram selecionadas sete escolas de Ensino Fundamental I de um município paulista, investigadas por meio de entrevistas, observações e análises de documentos. Os resultados apontaram que as escolas investigadas desenvolvem processos em que as mediações das políticas públicas de educação ambiental são manifestadas ao: envolver a transversalidade, a interdisciplinaridade e o trabalho com projetos no desenvolvimento da educação ambiental; compreender a educação ambiental como possibilidade de conscientização dos sujeitos sobre questões ambientais; considerar os alunos como multiplicadores dos conhecimentos sobre as questões ambientais; procurar integrar a comunidade utilizando a temática ambiental. Entretanto, observou-se que esses processos são permeados, predominantemente, por concepções pragmáticas de educação ambiental, que deixam, muitas vezes, de vislumbrar transformações nas estruturas da sociedade.

Keywords : Educação ambiental; Políticas públicas; Mediação; Ensino fundamental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )