SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue3Public policies for an Environmental Education and mediation processes in elementary schoolsThe use of information and communication technologies in Chemistry teaching and the semiotics aspects involved in the information interpretation through web access author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

WARDENSKI, Rosilaine de Fátima; STRUCHINER, Miriam  and  GIANNELLA, Tais Rabetti. Continuidade e descontinuidade de uso de tecnologias digitais de informação e comunicação por professores universitários das Ciências e da Saúde. Ciência educ. [online]. 2018, vol.24, n.3, pp.621-638. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320180030006.

Com base na literatura sobre fatores envolvidos na integração das tecnnologias de informação e comunicação (TIC) no ensino, este estudo teve como objetivo analisar os aspectos que influenciam a continuidade e a descontinuidade no uso de uma ferramenta de autoria de cursos na Internet, a partir das percepções de professores de Ciências da Saúde. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas com oito professores universitários que adotaram a ferramenta Constructore. Os resultados obtidos com a análise temática de conteúdo indicam que a continuidade/descontinuidade do uso desta ferramenta é influenciada por aspectos de diferentes naturezas: pedagógica (adesão dos alunos e reconhecimento do potencial pedagógico de TICs), pessoal (dedicação à prática docente), institucional (valorização da prática pedagógica, oferta de infraestrutura e formação) e tecnológica (simplicidade, compatibilidade entre potencialidades da ferramenta e objetivos de ensino, e estabilidade da ferramenta). Esses resultados contribuem para o conhecimento sobre a dinâmica de integração de inovações baseadas em TICs nas práticas educativas nas Ciências da Saúde.

Keywords : Tecnologias de informação e comunicação; Ciências da saúde; Ambiente virtual de aprendizagem; Ensino a distância.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )