SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3Políticas públicas de educação ambiental e processos de mediação em escolas de Ensino FundamentalO uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino de Química e os aspectos semióticos envolvidos na interpretação de informações acessadas via web índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

WARDENSKI, Rosilaine de Fátima; STRUCHINER, Miriam  e  GIANNELLA, Tais Rabetti. Continuidade e descontinuidade de uso de tecnologias digitais de informação e comunicação por professores universitários das Ciências e da Saúde. Ciência educ. [online]. 2018, vol.24, n.3, pp.621-638. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320180030006.

Com base na literatura sobre fatores envolvidos na integração das tecnnologias de informação e comunicação (TIC) no ensino, este estudo teve como objetivo analisar os aspectos que influenciam a continuidade e a descontinuidade no uso de uma ferramenta de autoria de cursos na Internet, a partir das percepções de professores de Ciências da Saúde. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas com oito professores universitários que adotaram a ferramenta Constructore. Os resultados obtidos com a análise temática de conteúdo indicam que a continuidade/descontinuidade do uso desta ferramenta é influenciada por aspectos de diferentes naturezas: pedagógica (adesão dos alunos e reconhecimento do potencial pedagógico de TICs), pessoal (dedicação à prática docente), institucional (valorização da prática pedagógica, oferta de infraestrutura e formação) e tecnológica (simplicidade, compatibilidade entre potencialidades da ferramenta e objetivos de ensino, e estabilidade da ferramenta). Esses resultados contribuem para o conhecimento sobre a dinâmica de integração de inovações baseadas em TICs nas práticas educativas nas Ciências da Saúde.

Palavras-chave : Tecnologias de informação e comunicação; Ciências da saúde; Ambiente virtual de aprendizagem; Ensino a distância.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )