SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue3The use of information and communication technologies in Chemistry teaching and the semiotics aspects involved in the information interpretation through web accessScience competitions using technology: a study of the behavior of the participating schools in the CNC in Portugal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

PINHEIRO, Ricardo Silvério Gomes  and  NASCIMENTO, Marlúcio Tavares do. Análise do currículo referência de Química de uma rede estadual de Educação. Ciência educ. [online]. 2018, vol.24, n.3, pp.659-675. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320180030008.

O Currículo de Referência do Sistema de Educação do Estado de Goiás originou-se do documento “Pacto pela Educação” publicado pela Secretaria de Educação de Goiás, estabelecendo como objetivo a definição de currículo mínimo para o Ensino Básico. Este é um trabalho que apresenta uma análise do Currículo Referência de Química, demonstrando sua afinidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica, com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio de Ciências da Natureza e com o perfil curricular elaborado pelos autores Jonnaert, Ettayebi e Defise. As análises demonstram que o currículo de Química é um programa de ensino com várias fragilidades que contradizem o discurso de sua proposta.

Keywords : Currículo; Ensino de química; Ensino básico; Análise; Contextualização.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )