SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue3Analysis of the reference curriculum of Chemistry of a State Education systemMarkov chains and digital technologies: reflections on the construction of students’ knowledge in degree in Mathematics teaching author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

SILVA, Alberto Oliveira da; FREITAS, Adelaide; OLIVEIRA, Maria Paula de Sousa  and  SILVA, Alexandre Mota da. Competições em ciência usando tecnologia: um caso de estudo do comportamento das escolas participantes em Portugal. Ciência educ. [online]. 2018, vol.24, n.3, pp.677-693. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320180030009.

Neste trabalho investiga-se a dinâmica de escolas do 3º ciclo do Ensino Básico em Portugal, na preparação e participação em uma competição desenvolvida em ambiente computacional sobre conteúdos curriculares de Matemática, Português, Físico-Química e Geologia. Foi realizada uma análise fatorial exploratória de dados empíricos relativos às 143 escolas participantes nas competições realizadas em 2015, analisando-se as suas caraterísticas de atuação. Foram identificados quatro fatores latentes descrevendo o comportamento das escolas: Treino quantitativo, Treino qualitativo, Prestação e Utilizadores, constatando-se que: (i) a participação na competição de Matemática é predominante; (ii) escolas participantes em duas ou três competições apresentam diferentes dinâmicas de preparação; (iii) escolas que participam apenas em Matemática e Físico-Química parecem adotar estratégias pedagógicas mais articuladas e eficientes. Reconhece-se que, embora as escolas participantes desenvolvam trabalhos de preparação, existe uma tendência para as escolas apresentarem estratégias distintas de atuação consoante a combinação de grupos disciplinares presentes nas competições oficiais.

Keywords : Competições em ciência; Escolas; Ensino básico; Portugal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )