SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue3Markov chains and digital technologies: reflections on the construction of students’ knowledge in degree in Mathematics teachingThe Maturana biology of knowledge and some considerations applied to education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

SILVA JUNIOR, Luiz Alberto  and  LEAO, Marcelo Brito Carneiro. O software Atlas.ti como recurso para a análise de conteúdo: analisando a robótica no Ensino de Ciências em teses brasileiras. Ciência educ. [online]. 2018, vol.24, n.3, pp.715-728. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320180030011.

Este trabalho se propõe a apresentar a utilização do software Atlas.ti como recurso para a realização das técnicas da Análise de Conteúdo de Bardin. Para isso, utilizamos como marco metodológico a revisão sistemática das teses brasileiras que se debruçam sobre o uso da robótica educacional no ensino de ciências. Descrevemos, a partir dos dados levantados na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, os caminhos no software para conduzir as etapas de pré-análise, exploração do material e inferências. Diante disso, foi possível identificar tendências e lacunas da pesquisa brasileira em nível de doutorado sobre o foco temático, tendências essas que foram discutidas nas quatro categorias empíricas de análise: base epistemológica, inconsistência metodológica, público alvo e características da produção nacional. Após as inferências, foi possível compreender o escopo das teses brasileiras, bem como concluir que o software representa um recurso tecnológico satisfatório para cumprir todas as etapas da análise de conteúdo.

Keywords : Software Atlas.ti; Análise de conteúdo; Revisão de literatura; Robótica educacional; Ensino de ciências.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )