SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3Cadeias de Markov e tecnologias digitais: reflexões sobre a construção de conhecimentos dos discentes em licenciatura em MatemáticaA biologia do conhecer de Maturana e algumas considerações aplicadas à educação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

SILVA JUNIOR, Luiz Alberto  y  LEAO, Marcelo Brito Carneiro. O software Atlas.ti como recurso para a análise de conteúdo: analisando a robótica no Ensino de Ciências em teses brasileiras. Ciência educ. [online]. 2018, vol.24, n.3, pp.715-728. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320180030011.

Este trabalho se propõe a apresentar a utilização do software Atlas.ti como recurso para a realização das técnicas da Análise de Conteúdo de Bardin. Para isso, utilizamos como marco metodológico a revisão sistemática das teses brasileiras que se debruçam sobre o uso da robótica educacional no ensino de ciências. Descrevemos, a partir dos dados levantados na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, os caminhos no software para conduzir as etapas de pré-análise, exploração do material e inferências. Diante disso, foi possível identificar tendências e lacunas da pesquisa brasileira em nível de doutorado sobre o foco temático, tendências essas que foram discutidas nas quatro categorias empíricas de análise: base epistemológica, inconsistência metodológica, público alvo e características da produção nacional. Após as inferências, foi possível compreender o escopo das teses brasileiras, bem como concluir que o software representa um recurso tecnológico satisfatório para cumprir todas as etapas da análise de conteúdo.

Palabras clave : Software Atlas.ti; Análise de conteúdo; Revisão de literatura; Robótica educacional; Ensino de ciências.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )