SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue3Atlas.ti software as a resource for content analysis: analyzing robotics in science teaching in Brazilian thesesExplanations, conceptions and obstacles about the origin of species in High School students in Argentina author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

NAPUTANO, Marcelo  and  JUSTO, José Sterza. A biologia do conhecer de Maturana e algumas considerações aplicadas à educação. Ciência educ. [online]. 2018, vol.24, n.3, pp.729-740. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320180030012.

Pretende-se considerar alguns elementos da teoria de Humberto Maturana, instituidor da Biologia do Conhecer, que parecem fundamentais para o desenvolvimento de uma epistemologia científica que possa colocar em evidência a possível superação ou tentativa de superação, da dicotomia entre a natureza e a cultura ou entre a biologia e a sociologia, considerando-se também suas implicações para a educação. Ou seja, são abordados alguns elementos relevantes da teoria de Maturana, descritos na obra Biologia do fenômeno social, e a possibilidade de sua aplicabilidade imediata na educação, consideradas na obra Uma abordagem da educação atual na perspectiva da biologia do conhecimento. Essas leituras são relevantes porque a teoria de Maturana reconsidera a importância da experiência como promotora de conhecimento e, desse modo, serão as possíveis considerações do concreto da educação a nos oferecer uma leitura mais aprofundada da teoria descrita. A conclusão trata de uma breve consideração pedagógica.

Keywords : Humberto Maturana; Epistemologia; Biologia do conhecer; Educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )