SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue3Degree in pedagogy of Mother Earth, Etnomathematics and teacher trainingThe understanding game in discursive textual analysis in Science Education researches: revisiting puzzles and mosaics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

CARVALHO, Maria José; FERNANDES, José António  and  FREITAS, Adelaide. Determinação da mediana em contexto tabelar e gráfico. Ciência educ. [online]. 2018, vol.24, n.3, pp.779-798. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320180030015.

Neste estudo, cujo objetivo é averiguar a influência do contexto dos dados na determinação da mediana, estudam-se as resoluções de 332 alunos portugueses do 8.º ano, a duas questões, uma com os dados organizados numa tabela de frequências e outra num gráfico de barras. Seguindo uma metodologia mista, quantitativa e qualitativa, realiza-se uma análise de frequências de quatro categorias ordinais de respostas (corretas, parcialmente corretas, incorretas e não respostas) e uma análise semiótica das resoluções aplicando o Enfoque Ontossemiótico do conhecimento e ensino da Matemática na identificação de objetos e processos matemáticos que intervêm nas resoluções. Em geral, os alunos revelaram maior propensão para não responderem à determinação da mediana em contexto gráfico, mas os que responderam tendem a determinar a mediana com menor dificuldade. Os conflitos semióticos identificados aparentam não estar dependentes da forma de apresentação dos dados, embora ocorra maior número de respostas não corretas no contexto tabelar do que no contexto gráfico.

Keywords : Ensino de matemática; Mediana; Representação de dados; Ensino básico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )