SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3Licenciatura en Pedagogía de la Madre Tierra, etnomatemática y formación de profesoresO jogo da compreensão na análise textual discursiva em pesquisas na educação em ciências: revisitando quebra-cabeças e mosaicos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

CARVALHO, Maria José; FERNANDES, José António  y  FREITAS, Adelaide. Determinação da mediana em contexto tabelar e gráfico. Ciência educ. [online]. 2018, vol.24, n.3, pp.779-798. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320180030015.

Neste estudo, cujo objetivo é averiguar a influência do contexto dos dados na determinação da mediana, estudam-se as resoluções de 332 alunos portugueses do 8.º ano, a duas questões, uma com os dados organizados numa tabela de frequências e outra num gráfico de barras. Seguindo uma metodologia mista, quantitativa e qualitativa, realiza-se uma análise de frequências de quatro categorias ordinais de respostas (corretas, parcialmente corretas, incorretas e não respostas) e uma análise semiótica das resoluções aplicando o Enfoque Ontossemiótico do conhecimento e ensino da Matemática na identificação de objetos e processos matemáticos que intervêm nas resoluções. Em geral, os alunos revelaram maior propensão para não responderem à determinação da mediana em contexto gráfico, mas os que responderam tendem a determinar a mediana com menor dificuldade. Os conflitos semióticos identificados aparentam não estar dependentes da forma de apresentação dos dados, embora ocorra maior número de respostas não corretas no contexto tabelar do que no contexto gráfico.

Palabras clave : Ensino de matemática; Mediana; Representação de dados; Ensino básico.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )